Duas casas,
uma família

A Casa de Elias Miguel Daher é uma construção situada no antigo Largo do Rosário, em Ipameri/GO.

Esta foto foi feita por volta de 1918; mostra o casal Elias e Helena, as filhas Jamile e Rafa e um sobrinho, Assad. Rafa foi a primeira descendente dos Daher nascida no Brasil, em janeiro de 1913, na cidade mineira de Araguari

A casa foi concluída em 1936 para receber o pequeno grupo composto pelo casal Elias e Helena e suas duas filhas, Jamile e Rafa.

Antes desta casa, Elias e seu irmão Calixto dividiam um casarão situado no mesmo largo do Rossário.

Com mais de oitenta anos, o projeto original é perfeitamente reconhecível nos dias atuais. A maior modificação, feita já na origem, é o alpendre que cobriria apenas a frente da casa e passou a contorná-la.

O projeto foi elaborado por Waldemar Leone Ceva, que posteriormente viria a ser sogro de Rafa. Ela se casou com Cesar Augusto Ceva, que fora seu professor no curso de madureza.

Cesar fez o curso médio com grande proveito no Colégio Marista de Franca; isto e seu talento inato para o ensino levaram-no ao magistério.

Também na segunda casa,o projeto original está preservado; as alterações que se vêem atualmente foram causadas pelo crescimento da movimentação de pessoas e veículos no local.

Vinte anos depois de concluída a primeira casa, o quintal foi ocupado pela residência do genro. Também esta construção teve a orientação técnica do pai Waldemar Leone Ceva, pois na ocasião Cesar ainda cursava engenharia civil em Goiânia.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto carioca Francisco Lemos.

Casa construida em 1936

Casa Construida em 1956

A foto registra o hasteamento da bandeira numa comemoração envolvendo militares e estudantes. O atual paisagismo da praça eliminou as áreas livres e as visuais amplas necessárias a estas cerimônias.

As duas construções formaram um conjunto indissolúvel e se tornaram uma referência urbana, pois ambas foram marcos arquitetônicos importantes, estavam frente ao Largo do Rosário (local da primeira igreja da cidade), e aí se realizavam as cerimônia cívicas até os anos 1970. E pela memória dos encontros notáveis que aconteceram nelas.

O casamento de Rafa e Cesar utilizou pela primeira vez o alpendre da casa como cenografia para fotos em grupo. Aqui, os familiares dos noivos incluíam o pioneiro da eletrificação Aristides Rodriges Lopes e sua mulher Amélia (atrás do noivo) e o ex-intendente Vicente Marot, administrador da cidade de 1919 a 1923.

A primeira grande celebração para os moradores da casa foi o casamento de Rafa e Cesar, em junho de 1938. Esse casamento marcou também a matriz da Praça da Liberdade, pois foi o último realizado ali: dois meses depois ela cederia suas funções à nova matriz em estilo românico, vizinha ao quartel do Exército, que hoje é a Catedral da Cidade.

Esta foto foi replicada em 2014 pelos participantes do Festival de Literatura no Cerrado, tendo novamente Rafa ao centro.

Em 1945, por sugestão de Rafa, a casa recebeu o professor e escritor Malba Tahan (pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza). Ele era um admirador e divulgador da cultura árabe e da matemática.

Fez uma palestra no Cine Eden, e nesta reunião esteve com professores e cidadãos ligados ao ginásio da cidade. Na foto, está ladeado por Elias e Calixto Miguel Daher, os fundadores da família Daher na cidade, ambos incentivadores dos estudantes apesar da formação precária que tiveram.

Assim como primeira casa e seu alpendre, a segunda adotou sua sala como cenário para reuniões mais amplas.

Em 1961, os líderes da cidade escolheram a sala da residência de Cesar para o almoço de confraternização com Juscelino Kubitschek de Oliveira, então candidato ao Senado pelo Estado de Goiás.

Assinalando o caráter informal, participativo e cordial da reunião, a refeição foi preparada por um grupo de senhoras da cidade e servida por suas filhas.

Nesta reunião, o caráter solene é conferido pela presença do Arcebispo da Igreja Ortodoxa. Simultaneamente à instalação da paróquia de culto oriental, Ipameri foi indicada pelo Papa Paulo VI como sede de bispado da Igreja Romana.

Novo grande encontro na casa de Elias Miguel ocorreu em julho de 1962, quando a colônia árabe decidiu construir em Ipameri a igreja que abrigaria a Paróquia de São João Batista da Igreja Ortodoxa.

Simultaneamente e ainda inacabada abrigou sua primeira missa; a inauguração, em 1965, teve a presença do Arcebispo de São Paulo e sua comitiva. Ipameri é uma das dezenove cidades brasileiras que possuem paróquias da Igreja Ortodoxa

Duas famílias, uma casa

Antes de construir sua casa, a família de Elias convivia com a do irmão Calixto num casarão situado em frente…