Cronologia dos pioneiros

A família Daher que se fixou em Goiás veio da aldeia Cheikh Taba, no Líbano, fundada por volta de 1680 pelo xeique Youssef (José) Daher. Ele gerou Miguel, que gerou um segundo José, que gerou um segundo Miguel. Dois filhos deste vieram para o Brasil em 1904. Em 1988 faleceu Ramza Jacob Daher, a última integrante desse grupo de pioneiros.


1 8 6 5

Nacimento de Calixto Miguel Daher na aldeia de Cheik-Taba (norte do Líbano atual), primeiro filho de Miguel José Daher e Saada Abras.


1 8 7 8

Nascimento de Habib Miguel Daher.


1 8 8 0

Nascimento de Elias Miguel Daher.


1 8 8 7

Nascimento de Abdalla Miguel Daher.


1 8 8 8

Nascimento de José Miguel Daher.


1 8 9 6

Nascimento de Cristina Daher.


1 8 9 8 - 1 9 0 0

Viagem de Calixto Miguel até Cuba, em frustrada tentativa de emigrar para os Estados Unidos.


Consolidação da transferência da família do Líbano para o Brasil

1 9 0 4

Vinda para o Brasil dos irmão Calixto e Elias, desembarcando no porto de Santos e dirigindo-se à região do Triângulo Mineiro.


a t 1 9 1 0

Trabalho como mascates estabecendo-se sucessivamente em Uberaba, Uberabinha (antiga Uberlândia) e Araguari.


1 9 1 1

Chegada das famílias, acompanhadas pelo irmão José Miguel


1 9 1 3

Nascimento das duas primeiras descendentes brasileiras, Rafa e Catharina, em Araguari/MG; esta data foi considerada como o marco para a celebração dos cem anos de presença da família em Goiás.


c . 1 9 1 4

Mudança para Ipameri, estabelecimento de sociedade comercial entre Calixto e Elias e compra de imóvel no antigo Largo do Rosário (atual Praça João Emídio Carneiro), que foi usado como loja e moradia das duas famílias; vinda para o Brasil dos demais irmãos, exceto Habib; mais tarde, Abdalla e José se dirigem a Piracanjuba (então Pouso Alto).


c . 1 9 1 7

Morte de Habib em batalha da Primeira Guerra Mundial.


1 9 2 0

Mudança de Elias Miguel para São Paulo, estabelecendo casa de comércio e importação na Rua Barão de Duprat e residência na Rua Barata Ribeiro; retorno de José para Ipameri.


1 9 2 1

Falecimento de Hani Nabut, primeira esposa de Abdalla.


1 9 2 3

Mudança de Calixto para São Paulo, residindo na Rua Frei Caneca; os irmãos Abdalla e José assumem os negócios em Ipameri, tendo o primeiro retornado a Piracanjuba posteriormente.


1 9 2 9

Aquisição de fazenda em Luziânia e maquinário agrícola para frustrada tentativa de desenvolver agricultura mecanizada no Estdo de Goiás; provável data do segundo casamento de Abdalla Miguel Daher, com Ramza Jacob Daher.


1 9 3 0

Retorno de Calixto e Elias a Ipameri e dissolução da sociedade; Calixto permanece com a loja e Elias adquire beneficiadora de arroz situada na Rua Mascarenhas de Moraes.


c . 1 9 3 2

Apoio de Elias e José à criação da cooperativa que instalou o Colégio Sírio-Brasileiro, origem do Ginásio Municipal de Ipameri (atual CEPEM).


c . 1 9 3 4 - 3 6

Construção da casa própria de Elias situada na atual Praça João Emídio Carneiro (antigo Largo do Rosário).


c . 1 9 2 8

Falecimento do patriarca da família, Miguel José Daher, no Líbano.


1 9 3 8

Casamento da filha Rafa com Cesar Augusto Ceva, que viria a ser grande interlocutor do sogro em assuntos técnicos e suas aplicações práticas.


1 9 3 9

Falecimento de José Miguel Daher em Ipameri.


1 9 4 0

Aquisição por Elias da fábrica de manteiga situada na Praça Waldemar da Costa Mendes (Antiga Praça da Várzea); falecimento de Cristina, em Ipameri.


1 9 4 4

Falecimento da esposa de Elias, Helena Salomão Nabut, o que levou toda a família a se reunir na mesma casa.


1 9 4 7

Elias Miguel dá apoio à instalação da Rádio Xavantes de Ipameri (atualmente pertencente à Fundação Padre Pelágio), iniciativa do genro Cesar Augusto Ceva.


1 9 5 5

Falecimento de Calixto Miguel Daher, em Ipameri.


1 9 6 1

Falecimento de Sofia Daher, esposa de José, em Ipameri.


1 9 6 2

Elias participa da criação da Paróquia S. João Batista, uma das três únicas do rito católico ortodoxo em Goiás.


1 9 6 9

Falecimentos de Elias e de Carime Rassi Daher, esposa de Calixto, em Ipameri.


1 9 7 2

Falecimento de Abdalla, em Piracanjuba.


1 9 8 8

Falecimento de Ramza Jacob Daher, mulher de Abdalla, em Piracanjuba.

Árvore da família

Miguel José Daher, o bisneto do patriarca Youssef, era casado com Saada Abras. Cinco dos seis filhos do casal vieram para o Brasil; o outro faleceu na guerra de 1914-1918 (mais tarde, sua família também veio para cá). Os descendentes se fixaram predominantemente no sudeste goiano, em Goiânia e em Brasília.