Duas casas,
uma família

A Casa de Elias Miguel Daher é uma construção situada no antigo Largo do Rosário, em Ipameri/GO.

Duas casas,
uma família

A Casa de Elias Miguel Daher é uma construção situada no antigo Largo do Rosário, em Ipameri/GO.

A casa foi concluída em 1936 para receber o pequeno grupo composto pelo casal Elias e Helena e suas duas filhas, Jamile e Rafa.

Antes desta casa, Elias e seu irmão Calixto dividiam um casarão situado no mesmo largo do Rossário.

O projeto foi elaborado por Waldemar Leone Ceva, que posteriormente viria a ser sogro de Rafa. Ela se casou com Cesar Augusto Ceva, que fora seu professor no curso de madureza.

Cesar fez o curso médio com grande proveito no Colégio Marista de Franca; isto e seu talento inato para o ensino levaram-no ao magistério.

Vinte anos depois de concluída a primeira casa, o quintal foi ocupado pela residência do genro. Também esta construção teve a orientação técnica do pai Waldemar Leone Ceva, pois na ocasião Cesar ainda cursava engenharia civil em Goiânia.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto carioca Francisco Lemos.

Casa construida em 1936

Casa Construida em 1956

As duas construções formaram um conjunto indissolúvel e se tornaram uma referência urbana, pois ambas foram marcos arquitetônicos importantes, estavam frente ao Largo do Rosário (local da primeira igreja da cidade), e aí se realizavam as cerimônia cívicas até os anos 1970. E pela memória dos encontros notáveis que aconteceram nelas.

A primeira grande celebração para os moradores da casa foi o casamento de Rafa e Cesar, em junho de 1938. Esse casamento marcou também a matriz da Praça da Liberdade, pois foi o último realizado ali: dois meses depois ela cederia suas funções à nova matriz em estilo românico, vizinha ao quartel do Exército, que hoje é a Catedral da Cidade.

Em 1945, por sugestão de Rafa, a casa recebeu o professor e escritor Malba Tahan (pseudônimo de Julio Cesar de Mello e Souza). Ele era um admirador e divulgador da cultura árabe e da matemática.

Fez uma palestra no Cine Eden, e nesta reunião esteve com professores e cidadãos ligados ao ginásio da cidade. Na foto, está ladeado por Elias e Calixto Miguel Daher, os fundadores da família Daher na cidade, ambos incentivadores dos estudantes apesar da formação precária que tiveram.

Em 1961, os líderes da cidade escolheram a sala da residência de Cesar para o almoço de confraternização com Juscelino Kubitschek de Oliveira, então candidato ao Senado pelo Estado de Goiás.

Assinalando o caráter informal, participativo e cordial da reunião, a refeição foi preparada por um grupo de senhoras da cidade e servida por suas filhas.

Novo grande encontro na casa de Elias Miguel ocorreu em julho de 1962, quando a colônia árabe decidiu construir em Ipameri a igreja que abrigaria a Paróquia de São João Batista da Igreja Ortodoxa.

Simultaneamente e ainda inacabada abrigou sua primeira missa; a inauguração, em 1965, teve a presença do Arcebispo de São Paulo e sua comitiva. Ipameri é uma das dezenove cidades brasileiras que possuem paróquias da Igreja Ortodoxa

A CEMDaher apoia a educação, a cultura e a cidadania em Ipameri

Atividades